segunda-feira, 19 de novembro de 2012

QUILÓPODES


Quilópodes ou centípedes ou centopeias apresentam entre 15 e 191 pares de pernas dependendo de espécie e tamanho, o número de pernas é sempre ímpar e por isso nenhum tem exatamente 100, a maioria das espécies de centopeias de grande porte utiliza destas patas como forma para mergulhar na terra, e como poucos insetos rastejantes, ela tapa o buraco que faz na terra sempre ao passar, como forma de defesa.
Os quilópodes, em conjunto com os diplópodes, são os miriápodes mais familiares. Estão distribuídos cosmopolitamente nas regiões temperadas e tropicais desde o nível do mar até altas elevações no solo e no húmus; embaixo de pedras, cascas de árvores e troncos e em cavernas e musgos. A maioria é noturna e alguns vivem na zona entremarés.
Os quilópodes são predadores providos de uma garra com veneno; as quais podem levar perigo ao homem.

HABITAT:  Os reperesentantres deste grupo tem o hábito de viverem escondidas, em galerias pluviais, canalizações subterrâneas e em troncos em decomposição e lixo.

Importância medica:
O estudo de artrópodes de interesse médico é importante e pode fornecer subsídios para o desenvolvimento de métodos de controle das suas populações e das doenças por eles transmitidas.
Uma razão que apóia o estudo dos artrópodes na medicina é o estudo dos venenos, no caso dos aracnídeos. Tais venenos poderiam ser utilizados pela Medicina como analgésicos, devido a sua capacidade de paralisar os impulsos nervosos. Além disso, pessoas podem ser atacadas por esses animais. Estudar seu veneno ajuda a estudar métodos de cura para pessoas infectadas por ele.

Importância ecológica:

Acredita-se que a classe, como um todo, é predadora. Pequenos artrópodos formam a maior parte da dieta, mas algumas centopéias alimentam-se de minhocas, caracóis e nematóides. A presa é detectada e localizada por contato através das antenas, ou com as pernas em Scutigera e, então, é capturada e morta, ou atordoada com as garras de peçonha. As lacraias capturam sua presa com pinças muito fortes que possuem no último par de patas. Depois, cravam as forcípulas presentes na cabeça e injetam uma peçonha mortal em suas vítimas.

Curiosidades:

- 2 pares de patas em cada segmento;
- Corpo dividido em três regiões: cabeça, tórax e abdômen.
- Os Quilópodes e os Diplópodes não têm interesse especial para saúde humana. A única agressão ao homem é praticada pelas centopéias, que possuem um par de pinças de veneno na cabeça, que podem provocar picadas dolorosas.

Alunas - 2º Ano Médio

LUCIANA  DIAS    Nº 18
ROSALIA  MARIA  Nº 23
WILLYANE  MARIA  Nº 29
THAIS  DAIANA    Nº 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.