terça-feira, 3 de dezembro de 2013

ANEXOS EMBRIONÁRIOS DE AVES

Os ovos das aves são telolecíticos, isto é, possuem grande quantidade de deutolécito indiviso e protolécito limitado a uma pequena zona, a cicatrícula.
A embriogénese inicia-se ainda antes de o ovo chegar ao exterior e continua pós-postura. A segmentação é meroblástica (parcial) pois ocorre exclusivamente na zona da cicatrícula onde existe o núcleo e o citoplasma activo. O deutolécito não se divide. A divisão do ovo origina a blástula constituída por um disco de blastómeros separado do deutolécito por uma pequena cavidade – a blástula toma a designação de discoblástula ou blastodisco.
Os anexos embrionários são:
·         âmnio: anexo que envolve o embrião, constituído por ectoderme e folheto parietal da mesoderme. Delimita a cavidade amniótica preenchida pelo líquido amniótico que rodeia o embrião protegendo-o contra a desidratação e os choques mecânicos.
·         saco vitelino: constituído por endoderme e pelo folheto visceral da mesoderme, envolve o deutolécito de que se alimenta o embrião durante o seu desenvolvimento.
·         alantóide: Constitui o repositório de substâncias de excreção, como o ácido úrico, formado pelo embrião.
·         córion: é o anexo mais exterior que se ajusta à membrana da casca calcária e envolve todos os outros anexos embrionários. É constituído por ectoderme e pelo folheto parietal da mesoderme.








Jonatha Felinto
Gabriel Olimpio
Karoline
Leonardo
1º B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.