quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PROJETO:PROTEÇÃO SUPERFICIAL ATRAVÉS DE RECOMPOSIÇÃO VEGETAL PARA ESTABILIZAÇÃO DE ENCOSTAS NO BAIRRO DO ALTO DA BONDADE, OLINDA-PE.

INSTITUIÇÃO: ESCOLA CAPITÃO LUIZ REIS
RESPONSÁVEIS:  BIÓLOGO E PROF..JOSÉ ANTONIO MARQUES LINS FILHO, BIÓLOGA E PROF. IARA LÚCIA DIONÍSIO DE FRANÇA E COMUNIDADE ESCOLAR.
SEGMENTOS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PROGRAMA SOCIAL.
APRESENTAÇÃO: O ALTO DA BONDADE É UM BAIRRO LOCALIZADO NO MUNICIPIO DE OLINDA-PE, NO QUAL APRESENTA EM SUA MAIORIA UMA TOPOGRAFIA ÍNGRIME, NA QUAL É EXPLORADA DE FORMA DESORDENADA E SEM PLANEJAMENTO COM FINS HABITACIONAIS. A COMUNIDADE É CONSTITUIDA DE CIDADÃOS COM BAIXA RENDA E QUE DEVIDO A FALTA DE OPORTUNIDADES, CONSOLIDAM MORADIAS EM LOCAIS MUITAS VEZES IMPRÓPRIOS, SENDO EXTREMAMENTE PREJUDICADOS NOS PERÍODOS DE INVERNO.  MEDIDAS DE SANEAMENTO É DESENVOLVIDA DE FORMA TÍMIDA E MOROSA, QUANDO HÁ PROJETOS REALIZADOS PELOS PODERES PÚBLICOS.  A ESTABILIZAÇÃO DAS ENCOSTAS SE FAZ NECESSÁRIA E ESTE PROJETO VISA A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DA COBERTURA VEGETAL, BEM COMO MEDIDAS DE RECOMPOSIÇÃO  COM ESPÉCIES APROPRIADAS A CONSERVAÇÃO DAS REFERIDAS ÁREAS E NAS QUAIS PROPORCIONEM A DESACELERAÇÃO DO PROCESSO EROSIVO DE NATUREZA PLUVIAL, PRINCIPALMENTE.
OBJETIVOS
PROMOVER MEDIDAS EDUCATIVAS ACERCA DA EXPLORAÇÃO VEGETAL E CONSERVAÇÃO DAS ENCOSTAS;
PRODUZIR MUDAS DE ESPÉCIES APROPRIADAS OBJETIVANDO A RECOMPOSIÇÃO DA COBERTURA VEGETAL, COLABORANDO NA DESACELERAÇÃO DO PROCESSO EROSIVO;
CRIAR HÁBITOS DE ACONDICIONAMENTO DO LIXO DE FORMA CORRETA, AUXILIANDO O TRABALHO DA PREFEITURA;
SOLICITAR ÀS AUTORIDADES COMPETENTES MEDIDAS DE CONSERVAÇÃO NAS QUAIS AUXILIEM PREVENTIVAMENTE AS FAMÍLIAS QUE MORAM EM ÁREA DE RISCO.
ESCLARECER MEDIDAS DE CONSERVAÇÃO DO SOLO, ATRAVÉS DE TÉCNICAS RELACIONADAS À MANUTENÇÃO DE ENCOSTAS.
ATENUAR O CHOQUE DAS CHUVAS DIRETAMENTE NO SOLO, ATRAVÉS DA RECOMPOSIÇÃO VEGETAL, BEM COMO A REDUÇÃO DA INFILTRAÇÃO DAS ÁGUAS NAS BARREIRAS.
MINIMIZAR O PROCESSO EROSIVO ATRAVÉS DO PLANTIO E CONSERVAÇÃO VEGETAL, DADA A IMPORTANCIA DO SISTEMA RADICULAR DAS MESMAS NA CONTENÇÃO DO SOLO.
ELABORAÇÃO DE FOLDERES INFORMATIVOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OCUPAÇÃO DE ÁREAS DE RISCO.
UTILIZAR MATERIAIS COMO GARRAFAS PET, SACOS PLÁSTICOS E OUTROS MATERIAIS REUTILIZÁVEIS, FAZENDO VALER AS MEDIDAS DE EA NA HORTA DA ESCOLA.
OUTROS. 
PROCEDIMENTOS
CRIAR UM ESPAÇO NA ESCOLA (SEMENTEIRA) PARA PRODUÇÃO DE  MUDAS DE VEGETAIS APROPRIADAS NA REPOSIÇÃO DAS ÁREAS NUAS DE ENCOSTAS, TAIS COMO GRAMÍNEAS, ARBUSTOS NATIVOS, RECOMPONDO ÁREAS DEGRADADAS, DESMATADAS.
A PARTIR DA FORMAÇÃO DAS MUDAS, OFERTAR A TODA COMUNIDADE E INCENTIVÁ-LOS AO PLANTIO DAS MESMAS, APRESENTANDO TÉCNICAS ATRAVÉS DOS FOLDERES ELABORADOS PELOS ALUNOS, ORIENTANDO O PLANTIO,IMPORTÂNCIA E MANUTENÇÃO DAS MESMAS.
REALIZAR REUNIÕES COM TODA COMUNIDADE ESCOLAR TENDO COMO PALESTRANTES OS  PRÓPRIOS ALUNOS,REPASSANDO OS CONHECIMENTOS DAS PESQUISAS REALIZADAS AO LONGO DE TODO TRABALHO.
CUSTOS: FAZER ORÇAMENTO: TERRA, ESTRUME, MATERIAIS,  FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS PARA HORTA, SEMENTES, E COMPOSIÇÃO DOS FOLDERS EXPLICATIVOS.
AVALIAÇÃO: DAR-SE-A AO LONGO DE TODO O PROCESSO, ENVOLVENDO TODA COMUNIDADE , CAPACITANDO OS DISCENTES EM TRABALHAREM DE FORMA EFICIENTE ,ARTICULADOS E FUNDAMENTANDOS TEORICAMENTE, BEM COMO IMPLANTAR JUNTO A COMUNIDADE UM GRUPO DE  ESTUDO ORGANIZADO, SISTEMATIZADO DA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL LOCAL, DESENVOLVENDO A CAPACIDADE COGNITIVA DE TODOS OS ENVOLVIDOS ,APLICANDO MEDIDAS DE EA DE FORMA CONSCIENTE, COM TÉCNICA,  CONSOLIDADA. O PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO MESMO É INDETERMINADO,SENDO PERIODICAMENTE REVISADO E APRIMORADO CONTRIBUINDO ASSIM NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO. O ENVOLVIMENTO COM O PODER PÚBLICO É EXTREMAMENTE IMPORTANTE, VISTO QUE DEVEREMOS TRABALHAR EM CONJUNTO VISANDO O BEM ESTAR DE TODOS.

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