quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PROFISSÃO: ENGENHEIRO DE PESCA

A engenharia de pesca é um ramo da engenharia e da biologia que desempenha atividades referentes ao aproveitamento dos recursos naturais aquáticos, através da aquicultura, da pesca e do beneficiamento do pescado, bem como da preservação dos estoques pesqueiros e da fauna aquática.
Aplica conhecimentos básicos da biologia e das ciências exatas (física, matemática e química) para desenvolver técnicas que permitam melhorar os resultados das atividades pesqueiras.
 Engenharia de Pesca utiliza ferramentas como: a computação, a física, a química, a matemática e um conjunto de técnicas para o desenvolvimento de suas atividades, entre as quais, modelos matemáticos.
As disciplinas das áreas das ciências exatas e biológicas, como cálculo, estatística, ecologia e zoologia, fazem parte do currículo deste profissional. O estudante tem, ainda, aulas de biologia pesqueira, bioquímica, meteorologia e tecnologia do pescado, aqüicultura, economia e administração de empresas pesqueiras.
As aulas práticas e teóricas ocupam boa parte da carga horária. As aulas práticas são realizadas em laboratório e a campo. Nelas, o aluno aprende técnicas de navegação, métodos de processamento do pescado, cultivo de peixes, moluscos, crustáceos, plantas aquáticas e outros organismos aquáticos.
Em Pernambuco, a UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco oferece esse curso.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_pesca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.