JUSTIFICATIVA
Observando as dificuldades encontradas
pelos discentes das turmas das 8ª séries do Ensino Fundamental da Escola
Capitão Luiz Reis, no componente curricular de Ciências (Física), no que se
refere aos conteúdos envolvendo operação com números decimais, conversões
métricas e interpretação de gráficos, sentimos a necessidade de desenvolvermos
um trabalho de campo com pequenos animais invertebrados, monitorando-os e
mensurando o espaço percorrido dos mesmos em pequenas trajetórias, calculando o
tempo e velocidade de seus deslocamentos.
Acreditamos que os conteúdos
vivenciados em sala de aula aplicada na práxis, auxiliarão aos alunos na
apreensão do conhecimento científico, contribuindo assim na qualidade da
aprendizagem.
OBJETIVOS
o
Calcular a velocidade média de
animais invertebrados;
o
Mensurar distâncias com auxílio de
fita métrica;
o
Medir o tempo percorrido dos animais
através de cronômetros;
o
Construir tabelas relacionando tempo
e distância, velocidade e velocidade média, utilizando papel milimétrico;
o
Pesquisar em livros e internet sobre
comportamento animal (Psicobiologia), taxonomia do animal escolhido, bem como
os sistemas métricos (SI);
o
Preparar slides no Microsoft Power
Point, para apresentação da produção final.
OBJETIVOS SEGUNDO OS PCN’S
o
Saber utilizar diferentes fontes de
informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
o
Perceber-se integrante, dependente e
agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações
entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria o meio ambiente;
o
Utilizar diferentes linguagens: verbal,
musical, matemática, gráfica, plástica e corporal, como meio para produzir,
expressar e comunicar ideias, interpretar e usufruir das produções culturais,
em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes interações e situações
de comunicação.
CONTEÚDOS
o
Nomenclatura zoológica;
o
Movimento / repouso;
o
Trajetórias;
o
Velocidade média (Vm);
o
Velocidade instantânea;
o
Movimento uniforme
o
Aceleração
o
Unidades de medidas e suas
transformações;
o
Operações com números decimais;
o
Razão;
o
Gráficos.
PROCEDIMENTOS
Inicialmente, dividiremos cada turma em
equipes de cinco alunos. Cada equipe escolherá uma espécie de animal invertebrado
que servirá de objeto de estudo. Definida a espécie, pesquisarão sobre a mesma,
anotarão as observações realizadas sobre o seu comportamento e características
gerais. “In loco”, observando o seu movimento, marcarão um ponto no solo (quando
possível), utilizando giz escolar (por exemplo), servindo como marco
inicial. Observarão a trajetória do
animal e de posse de um cronômetro, a cada dez segundos marcarão outros novos
pontos no solo até perfazerem um total de dez (cem segundos). Após a marcação,
medirão com uma fita métrica, trena ou régua escolar, a quantidade em
centímetro em cada intervalo de tempo que ocorreu o seu deslocamento. Construirão uma tabela relacionando distância
e tempo, calcularão a velocidade media percorrida pelo animal e esboçarão
gráficos utilizando-se de papel milimétrico.
Construirão slides, utilizando a Microsoft Power Point e, posteriormente
socializarão os resultados da pesquisa para toda turma.
CRONOGRAMA
DIAS
|
MÊS
|
EVENTOS
|
|
21 A 31
|
OUTUBRO
|
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
|
|
4 A 29
|
NOVEMBRO
|
REALIZAÇÃO DE PESQUISAS,
COLETA DE DADOS E ELABORAÇÃO DO TRABALHO
|
|
9
|
DEZEMBRO
|
CULMINÂNCIA
|
RECURSOS
MATERIAIS:
o
Máquina fotográfica;
o
Giz escolar;
o
Fita métrica ou régua escolar;
o
Cronômetros;
o
Microcomputador.
HUMANOS:
o
DIREÇÃO:
Gestor:
Margarizzi Cantarelli
Gestor
Adjunto: Célia Santana
Secretária:
Valdecira Vieira
o
BIBLIOTECÁRIAS:
Maria
José Correia
Rosinete
Nascimento
o
PROFESSOR ORIENTADOR:
José Antônio Marques Lins Filho
AVALIAÇÃO
Dar-se-á
ao longo do processo: participação dos grupos, confecções dos registros e
socialização da pesquisa.
REFERÊNCIAS
BARROS, Carlos. Ciências (Química e Física). São Paulo:
Ática, 2010.
BEDAQUE, César. Ciências – Entendendo a Natureza. São
Paulo: Moderna, 2003.
BRASIL. Secretaria
de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais.
Brasília, MEC/SEF: 1998.
LELLIS, Marcelo. Matemática para todos. São Paulo:
Scipione, 2002.
PIRES, Célia. Educação Matemática. São Paulo: Atual,
2003.
ANEXO
CALCULANDO A
VELOCIDADE MÉDIA DE ANIMAIS INVERTEBRADOS
ANIMAL:
NOME
VULGAR:_______________________________________________________
NOME
CIENTÍFICO:____________________________________________________
GRÁFICO:
ABSCISSA:
TEMPO
ORDENADA:
MOVIMENTO
t
(s)
|
10
|
20
|
30
|
40
|
50
|
60
|
70
|
80
|
90
|
100
|
d
(cm)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
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