quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Projeto: Calculando a velocidade média de animais invertebrados


JUSTIFICATIVA

         Observando as dificuldades encontradas pelos discentes das turmas das 8ª séries do Ensino Fundamental da Escola Capitão Luiz Reis, no componente curricular de Ciências (Física), no que se refere aos conteúdos envolvendo operação com números decimais, conversões métricas e interpretação de gráficos, sentimos a necessidade de desenvolvermos um trabalho de campo com pequenos animais invertebrados, monitorando-os e mensurando o espaço percorrido dos mesmos em pequenas trajetórias, calculando o tempo e velocidade de seus deslocamentos.
         Acreditamos que os conteúdos vivenciados em sala de aula aplicada na práxis, auxiliarão aos alunos na apreensão do conhecimento científico, contribuindo assim na qualidade da aprendizagem.

OBJETIVOS

o   Calcular a velocidade média de animais invertebrados;
o   Mensurar distâncias com auxílio de fita métrica;
o   Medir o tempo percorrido dos animais através de cronômetros;
o   Construir tabelas relacionando tempo e distância, velocidade e velocidade média, utilizando papel milimétrico;
o   Pesquisar em livros e internet sobre comportamento animal (Psicobiologia), taxonomia do animal escolhido, bem como os sistemas métricos (SI);
o   Preparar slides no Microsoft Power Point, para apresentação da produção final.


OBJETIVOS SEGUNDO OS PCN’S

o   Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
o   Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria o meio ambiente;
o   Utilizar diferentes linguagens: verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal, como meio para produzir, expressar e comunicar ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes interações e situações de comunicação.

 CONTEÚDOS

o   Nomenclatura zoológica;
o   Movimento / repouso;
o   Trajetórias;
o   Velocidade média (Vm);
o   Velocidade instantânea;
o   Movimento uniforme
o   Aceleração
o   Unidades de medidas e suas transformações;
o   Operações com números decimais;
o   Razão;
o   Gráficos.

PROCEDIMENTOS

         Inicialmente, dividiremos cada turma em equipes de cinco alunos. Cada equipe escolherá uma espécie de animal invertebrado que servirá de objeto de estudo. Definida a espécie, pesquisarão sobre a mesma, anotarão as observações realizadas sobre o seu comportamento e características gerais. “In loco”, observando o seu movimento, marcarão um ponto no solo (quando possível), utilizando giz escolar (por exemplo), servindo como marco inicial.  Observarão a trajetória do animal e de posse de um cronômetro, a cada dez segundos marcarão outros novos pontos no solo até perfazerem um total de dez (cem segundos). Após a marcação, medirão com uma fita métrica, trena ou régua escolar, a quantidade em centímetro em cada intervalo de tempo que ocorreu o seu deslocamento.  Construirão uma tabela relacionando distância e tempo, calcularão a velocidade media percorrida pelo animal e esboçarão gráficos utilizando-se de papel milimétrico.  Construirão slides, utilizando a Microsoft Power Point e, posteriormente socializarão os resultados da pesquisa para toda turma.

CRONOGRAMA

DIAS
MÊS
EVENTOS

21 A 31
OUTUBRO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4 A 29
NOVEMBRO
REALIZAÇÃO DE PESQUISAS, COLETA DE DADOS E ELABORAÇÃO DO TRABALHO

9
DEZEMBRO
CULMINÂNCIA


RECURSOS

MATERIAIS:
o   Máquina fotográfica;
o   Giz escolar;
o   Fita métrica ou régua escolar;
o   Cronômetros;
o   Microcomputador.
HUMANOS:
o   DIREÇÃO:
Gestor: Margarizzi Cantarelli
Gestor Adjunto: Célia Santana
Secretária: Valdecira Vieira

o   BIBLIOTECÁRIAS:
Maria José Correia
Rosinete Nascimento

o   PROFESSOR ORIENTADOR:
 José Antônio Marques Lins Filho


AVALIAÇÃO

Dar-se-á ao longo do processo: participação dos grupos, confecções dos registros e socialização da pesquisa.


REFERÊNCIAS

BARROS, Carlos. Ciências (Química e Física). São Paulo: Ática, 2010.
BEDAQUE, César. Ciências – Entendendo a Natureza. São Paulo: Moderna, 2003.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília, MEC/SEF: 1998.
LELLIS, Marcelo. Matemática para todos. São Paulo: Scipione, 2002.
PIRES, Célia. Educação Matemática. São Paulo: Atual, 2003.






ANEXO


CALCULANDO A VELOCIDADE MÉDIA DE ANIMAIS INVERTEBRADOS

ANIMAL:
NOME VULGAR:_______________________________________________________
NOME CIENTÍFICO:____________________________________________________

GRÁFICO:
ABSCISSA: TEMPO
ORDENADA: MOVIMENTO

t (s)
10
20
30
40
50
60
70
80
90
100
d (cm)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.