INSTITUIÇÃO: ESCOLA CAPITÃO LUIZ REIS
RESPONSÁVEIS: BIÓLOGO E PROF..JOSÉ ANTONIO MARQUES LINS FILHO, BIÓLOGA E PROF. IARA LÚCIA DIONÍSIO DE FRANÇA E COMUNIDADE ESCOLAR.
SEGMENTOS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PROGRAMA SOCIAL.
APRESENTAÇÃO: O ALTO DA BONDADE É UM BAIRRO LOCALIZADO NO MUNICIPIO DE OLINDA-PE, NO QUAL APRESENTA EM SUA MAIORIA UMA TOPOGRAFIA ÍNGRIME, NA QUAL É EXPLORADA DE FORMA DESORDENADA E SEM PLANEJAMENTO COM FINS HABITACIONAIS. A COMUNIDADE É CONSTITUIDA DE CIDADÃOS COM BAIXA RENDA E QUE DEVIDO A FALTA DE OPORTUNIDADES, CONSOLIDAM MORADIAS EM LOCAIS MUITAS VEZES IMPRÓPRIOS, SENDO EXTREMAMENTE PREJUDICADOS NOS PERÍODOS DE INVERNO. MEDIDAS DE SANEAMENTO É DESENVOLVIDA DE FORMA TÍMIDA E MOROSA, QUANDO HÁ PROJETOS REALIZADOS PELOS PODERES PÚBLICOS. A ESTABILIZAÇÃO DAS ENCOSTAS SE FAZ NECESSÁRIA E ESTE PROJETO VISA A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DA COBERTURA VEGETAL, BEM COMO MEDIDAS DE RECOMPOSIÇÃO COM ESPÉCIES APROPRIADAS A CONSERVAÇÃO DAS REFERIDAS ÁREAS E NAS QUAIS PROPORCIONEM A DESACELERAÇÃO DO PROCESSO EROSIVO DE NATUREZA PLUVIAL, PRINCIPALMENTE.
OBJETIVOS:
PROMOVER MEDIDAS EDUCATIVAS ACERCA DA EXPLORAÇÃO VEGETAL E CONSERVAÇÃO DAS ENCOSTAS;
PRODUZIR MUDAS DE ESPÉCIES APROPRIADAS OBJETIVANDO A RECOMPOSIÇÃO DA COBERTURA VEGETAL, COLABORANDO NA DESACELERAÇÃO DO PROCESSO EROSIVO;
CRIAR HÁBITOS DE ACONDICIONAMENTO DO LIXO DE FORMA CORRETA, AUXILIANDO O TRABALHO DA PREFEITURA;
SOLICITAR ÀS AUTORIDADES COMPETENTES MEDIDAS DE CONSERVAÇÃO NAS QUAIS AUXILIEM PREVENTIVAMENTE AS FAMÍLIAS QUE MORAM EM ÁREA DE RISCO.
ESCLARECER MEDIDAS DE CONSERVAÇÃO DO SOLO, ATRAVÉS DE TÉCNICAS RELACIONADAS À MANUTENÇÃO DE ENCOSTAS.
ATENUAR O CHOQUE DAS CHUVAS DIRETAMENTE NO SOLO, ATRAVÉS DA RECOMPOSIÇÃO VEGETAL, BEM COMO A REDUÇÃO DA INFILTRAÇÃO DAS ÁGUAS NAS BARREIRAS.
MINIMIZAR O PROCESSO EROSIVO ATRAVÉS DO PLANTIO E CONSERVAÇÃO VEGETAL, DADA A IMPORTANCIA DO SISTEMA RADICULAR DAS MESMAS NA CONTENÇÃO DO SOLO.
ELABORAÇÃO DE FOLDERES INFORMATIVOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OCUPAÇÃO DE ÁREAS DE RISCO.
UTILIZAR MATERIAIS COMO GARRAFAS PET, SACOS PLÁSTICOS E OUTROS MATERIAIS REUTILIZÁVEIS, FAZENDO VALER AS MEDIDAS DE EA NA HORTA DA ESCOLA.
OUTROS.
PROCEDIMENTOS:
CRIAR UM ESPAÇO NA ESCOLA (SEMENTEIRA) PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE VEGETAIS APROPRIADAS NA REPOSIÇÃO DAS ÁREAS NUAS DE ENCOSTAS, TAIS COMO GRAMÍNEAS, ARBUSTOS NATIVOS, RECOMPONDO ÁREAS DEGRADADAS, DESMATADAS.
A PARTIR DA FORMAÇÃO DAS MUDAS, OFERTAR A TODA COMUNIDADE E INCENTIVÁ-LOS AO PLANTIO DAS MESMAS, APRESENTANDO TÉCNICAS ATRAVÉS DOS FOLDERES ELABORADOS PELOS ALUNOS, ORIENTANDO O PLANTIO,IMPORTÂNCIA E MANUTENÇÃO DAS MESMAS.
REALIZAR REUNIÕES COM TODA COMUNIDADE ESCOLAR TENDO COMO PALESTRANTES OS PRÓPRIOS ALUNOS,REPASSANDO OS CONHECIMENTOS DAS PESQUISAS REALIZADAS AO LONGO DE TODO TRABALHO.
CUSTOS: FAZER ORÇAMENTO: TERRA, ESTRUME, MATERIAIS, FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS PARA HORTA, SEMENTES, E COMPOSIÇÃO DOS FOLDERS EXPLICATIVOS.
AVALIAÇÃO: DAR-SE-A AO LONGO DE TODO O PROCESSO, ENVOLVENDO TODA COMUNIDADE , CAPACITANDO OS DISCENTES EM TRABALHAREM DE FORMA EFICIENTE ,ARTICULADOS E FUNDAMENTANDOS TEORICAMENTE, BEM COMO IMPLANTAR JUNTO A COMUNIDADE UM GRUPO DE ESTUDO ORGANIZADO, SISTEMATIZADO DA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL LOCAL, DESENVOLVENDO A CAPACIDADE COGNITIVA DE TODOS OS ENVOLVIDOS ,APLICANDO MEDIDAS DE EA DE FORMA CONSCIENTE, COM TÉCNICA, CONSOLIDADA. O PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO MESMO É INDETERMINADO,SENDO PERIODICAMENTE REVISADO E APRIMORADO CONTRIBUINDO ASSIM NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO. O ENVOLVIMENTO COM O PODER PÚBLICO É EXTREMAMENTE IMPORTANTE, VISTO QUE DEVEREMOS TRABALHAR EM CONJUNTO VISANDO O BEM ESTAR DE TODOS.
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