terça-feira, 29 de novembro de 2011

ANIMAIS EM EXTINÇÃO

O IBGE LANÇOU O MAPA DA FAUNA AMEAÇADA DE EXTINÇÃO. SEGUNDO AFIRMAM OS TÉCNICOS DO INSTITUTO, 69 ESPÉCIES DE MAMÍFEROS, 20 DE RÉPTEIS E 16 DE ANFÍBIOS ESTÃO SOB AMEAÇA, ENTRE OUTROS.
CATEGORIAS DESIGNADAS: ALTAS, MÉDIAS E BAIXAS, SÃO PONTUADAS NA ESCALA DO INSTITUTO.


ALGUNS EXEMPLOS DE ANIMAIS NO PROCESSO DE EXTINÇÃO:


ANTÍLOPE TIBETANO
VEADO CAMPEIRO
ELEFANTE INDIANO
TIGRE DE BENGALA
PEIXE-BOI
CHIPANZÉ, ENTRE OUTROS.


EQUIPE:
CAMILA
ROBERTA
ARLESON
AMANDA


2º ANO - TARDE

CAÇA ILEGAL


TODOS SABEMOS QUE O COMÉRCIO DE PELES DE ANIMAIS SILVESTRES É PROIBIDA. HOJE OBSERVAMOS UMA MINORIA DE ANIMAIS, TAIS COMO: ONÇA-PINTADA, JAGUATIRICA, MARACAJÁ, GATO-DO-MATO, ETC.
ACREDITAMOS QUE OS GOVERNANTES DEVERIAM AUMENTAR O QUANTITATIVO DE FISCAIS E APLICAR MULTAS PESADAS PARA PELO MENOS MINIMIZAR ESSA PROBLEMÁTICA.

ALUNAS:
ANA CAROLINA
LEILIANE PIRES
TATIANE KELLY
WILLIANA KARINA

ARARA AZUL


É UMA AVE QUE ENCONTRA-SE EM PROCESSO DE EXTINÇÃO. O ANIMAL FAZ NINHOS NOS TRONCOS DE ÁRVORES E SE ALIMENTAM DE FRUTAS E SEMENTES.
A CAPTURA É ILEGAL, EMBORA AINDA SEJA UMA PRÁTICA BASTANTE UTILIZADA PELOS TRAFICANTES. A CONSERVAÇÃO DA MESMA É INEVITÁVEL PARA QUE A POPULAÇÃO CRESÇA. MEDIDAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEVEM SER VIVENCIADAS, IMPEDINDO ASSIM A EXTINÇÃO DA MESMA.

ALUNOS:
LEANDRO LIRA
WESLEY LIMA
                 

MICO - LEÃO - DOURADO ( Leontospithecus rosalia )



PRIMATA DE PEQUENO PORTE ENCONTRADO ORIGINALMENTE NA MATA ATLÂNTICA NO SUL DO BRASIL. GOSTA DE COMER MOLUSCOS, INSETOS E PEQUENOS VERTEBRADOS.

 ATUALMENTE RESTA APENAS UM ÚNICO LOCAL DE CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE LIVRE: A RESERVA BIOLÓGICA DE POÇO DAS ANTAS, LOCALIZADA NO RIO DE JANEIRO. RESTAM CERCA DE MIL MICOS - LEÕES - DOURADOS NO MUNDO, A METADE DOS QUAIS ENCONTRAM-SE EM CATIVEIRO.


COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA
PROF. ANTONIO LINS
TURMA: 2 º ANO "A" - MÉDIO
ALUNAS:
 PALOMA DA SILVA FRANÇA
PAMELA DA SILVA FRANÇA
SUELÂNIA VILA NOVA DE MEDEIROS

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

TUBARÃO ELEFANTE

É UM TUBARÃO LAMNIFORME, ÚNICO REPRESENTANTE DA FAMÍLIA Cetorhinidae.  ELE É O SEGUNDO MAIOR PEIXE DO MUNDO, DEPOIS DO TUBARÃO BALEIA. PODE ATINGIR 1Om DE COMPRIMENTO, TEM DIETA COMPOSTA POR PLÂNCTON, FILHOTES E OVOS DE PEIXES. VIVE EM ÁGUAS TEMPERADAS DE TODO O MUNDO, ONDE É ENCONTRADO PERTO DA SUPERFÍCIE. ATINGE ENTRE 2 A 4 ANOS DE IDADE, ACASALA-SE NO VERÃO. NÃO APRESENTA NENHUM TIPO DE AMEAÇA AO HOMEM. MUITO PROCURADO PELOS JAPONESES, EXTRAEM-SE O ÓLEO E SUA CAÇA ESTÁ CONTRIBUINDO PARA QUE O MESMO ENTRE EM EXTINÇÃO.

EQUIPE:
DAYANE SILVA
LUANA VANESSA
MARCELA WINE
SARA ELLEN
RODOLFO RODRIGO

RINOCERONTE DE JAVA

Existem apenas 60 rinocerontes em seu habitat natural. A perda do habitat caça predatória, pelo uso de seu chifre na medicina chinesa, foram as principais causas da redução populacional desses animais e a expansão das plantações também tem acabado com a floresta que abrangem especie, e o Viatinã país que era um grande habitat dos rinocerontes, abriga apenas 12 animais no momento. E hoje, mesmo protegido nas reservas, ainda correm riscos devido à perda da diversidade genética, doenças e pela caça ilegal. Não há registro de espécimens em cativeiro na atualidade, e o último exemplar em cativeiro morreu em 1907.





Grupo: Andréa Talita 
             Beatriz Estefani
             Juliana Galvão
             Suelen do Nascimento
2º ANO (A)

domingo, 27 de novembro de 2011

A arara azul no caminho da extinção




As araras azuis se destacam pelo seu tamanho e beleza, mas por serem animais pequenos e fracos para se defender acabam sendo comercializado ilegalmente.
 Com o passar do tempo, o desmatamento acabou aproximando sua espécie na lista de animais ameaçados em extinção. Os caçadores vendo que são animais fáceis de se caçar começaram a entrar nas matas, capturá-los e comercializá-los.
Devemos nos sensibilizar com esses fatos, pois, as araras azuis poderão entrar de vez em extinção e nunca mais iremos ver essas lindas aves em nossos céus cantando alegremente. Por isso devemos dizer não a extinção. 



Escola Capitão Luiz Reis
Olinda, 28 de novembro de 2011.
Componentes Curriculares: Ciências/Biologia
Aluno (a): Carla Barbosa da Silva nº.08
                   Cassiana Maria da Silva nº.09
                   Willames Manoel nº.32
Serie: 2º Turma: A Turno: Tarde
Prof: Antonio Lins

terça-feira, 22 de novembro de 2011

LAMARCKISMO

A TERRA ABRIGA UMA NOTÁVEL BIODIVERSIDADE, COM MILHÕES DE ESPÉCIES DE SERES VIVOS NOS MAIS VARIADOS AMBIENTES QUE COMPÕEM A BIOSFERA.
O LAMARCKISMO SE CONSTITUI DE UMA IDEIA EM QUE O USO E O DESUSO DOS ÓRGÃOS DOS SERES VIVOS SERIAM TRANSMITIDAS PARA OS SEUS DESCENDENTES.
 SEGUNDO LAMARCK, POR EXEMPLO, O TAMANDUÁ TERIA FORTES GARRAS E FOCINHO COMPRIDO COMO RESULTADO DO CONTÍNUO ESFORÇO DESSAS ESTRUTURAS NO PROCESSO DE REVOLVER A TERRA DOS FORMIGUEIROS E CAPTURAR FORMIGAS.


EQUIPE:
PATRÍCIA DIAS
TAYNÃ KAROLINE
JULIANA PATRÍCIA
MAYRA FERREIRA

EVOLUÇÃO HUMANA

A EVOLUÇÃO HUMANA OU ANTROPOGÊNESE, É A ORIGEM E EVOLUÇÃO DO Homo sapiens COMO ESPÉCIE DISTINTA DE OUTROS HOMINÍDEOS, DOS GRANDES MACACOS E MAMÍFEROS PLACENTÁRIOS. O ESTUDO DA EVOLUÇÃO HUMANA ENGLOBA MUITAS DISCIPLINAS CIENTÍFICAS, INCLUINDO A ANTROPOLOGIA FÍSICA, PRIMATOLOGIA, ARQUEOLOGIA,LINGUÍSTICA E GENÉTICA. OS CIENTISTAS AFIRMAM QUE A PARTIR DE UM ANCESTRAL COMUM, DERIVOU-SE OS MACACOS E OS HOMENS.

EQUIPE:
THIAGO DOS SANTOS
JOSÉ LEONARDO
JEFFERSON HENRIQUE
NATANAEL JOSÉ

3º ANO A- TARDE
PROF. ANTONIO LINS

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

MECANISMO EVOLUTIVO

O biólogo Francês  Jean-Baptiste de Monet, conhecido em sua época como cavaleiro de Lamarck,  foi um dos primeiros defensores do transformismo em 1809. Lamarck propôs, em seu livro Philosophie  Zoologique, uma hipótese na tentativa de explicar como ocorrer o mecanismo de transformar das espécie. Ele supunha que eventuais alterações ambientais desencadeariam uma espécie necessidade de modificações vigentes. Nesse processo a espécie poderia adquirir novos abetos, fato que induziram a utilização mas frequente de certas partes do organismo - causando uma hipertrofia - ou o desuso e outras partes - ocasionando-lhe uma atrofia. Assim a espécie passaria a exibir características novas que seriam transmitidas aos descendentes.

EQUIPE: 
 Bruno José
 Flávio Dos santos
 Filipe Dos Santos
Série: 3 ano “A”

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS

A evolução é o processo através do qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem as espécies novas. A teoria evolutiva apresenta argumentos fortemente corroborados pelo estudo comparativo dos organismos sejam eles fosséis ou atuais. No estudo comparado dos seres vivos, existem estruturas semelhantes em diferentes espécies, podem ser analogia ou por homologia; estruturas análogas- são as que se assemelham simplesmente por exercerem a mesma função.  Estruturas homólgas- são aquelas que derivam de estruturas já existentes em um mesmo ancestral comum exclusivo.
Os fosseis: É considerado um fóssil qualquer indivíduo da presença de organismos que viveram em tempos remotos  da terra. 

Escola Capitão Luiz Reis
Olinda 16/11/2011
Serie 3º ano A
Alunos: Gabriel, Manuele, Jessica, Danniele
Professor: Antonio 

AS BARREIRAS DO ALTO DA BONDADE




   Muitas famílias estão morando perto de barreiras, sabendo dos riscos que elas oferecem com as fortes chuvas. Constantemente em Olinda, tem casos de deslizamento de barreiras que chegam a atingir entre duas a três casas de uma só vez. A prefeitura oferece auxilio moradia que chega a ser de  R$ 150,00 por seis meses. Mais mesmo assim essa família não tem onde morar quando acaba o dinheiro, por falta de terreno e condições financeiras.
   Será que os governantes estão cumprindo com os deveres de fazer conjuntos habitacionais para as famílias dos necessitados? Onde será que está indo o dinheiro dessa obras?
   Em minha opinião, os governantes deveriam fazer muros de arrimo, escadarias e outras benfeitorias nas quais ajudariam os cidadãos a viver de forma decente e em paz.

Aluno: Luis Gustavo da Silva Lira
3ª Série "A"- Ensino Médio



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

LAMARK X DARWIN




A EVOLUÇÃO É UM PROCESSO DE MUDANÇA ATRAVÉS DO QUAL OS SERES VIVOS (DESCENDENTES DE ANCESTRAIS COMUNS) SE DIVERSIFICAM, DANDO ORIGEM A NOVAS ESPÉCIES.
NESSE PROCESSO DE EVOLUÇÃO, SE DESTACA O EVOLUCIONISTA JEAN-BAPTISTE DE MONET, CONHECIDO EM SUA ÉPOCA COMO "CAVALEIRO DE LAMARCK" E O NATURALISTA CHARLES ROBERT DARWIN. PODEMOS CONSTATAR UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE A EXPLICAÇÃO DA EVOLUÇÃO DE AMBOS. O LAMARCKISMO SUPÕE QUE CARACTERÍSTICAS NOVAS SÃO ADQUIRIDAS POR INDUÇÃO DO AMBIENTE, ENQUANTO O DARWINISMO CONSIDERA QUE CARACTERÍSTICAS JÁ EXISTENTES SÃO APENAS SELECIONADAS PELO AMBIENTE.

ALUNOS: HELLER RUTH, HOSANA MAIA, RAISA KELLY, TAYNÃ RODRIGUES E LUÍS GUSTAVO.
3º ANO "A".

O Processo de Adaptação Ambiental


Para a aclimatação, os fatores psicológicos e sociais são parte essenciais dos seres vivos. De todas formas vivas, provavelmente a humana é a que depõe de maior capacidade de adaptação a novos ambientes.
        Hipotéticamente se deslocarmos o camelo e colocarmos em regiões árticas, podemos supor que eles teriam grandes dificuldades para se alimentar e sobreviver. Teriam que disputar o alimento com os cabritos e os bois-almiscarados. Da mesma maneira se deslocarmos os bois-almiscarados da sua região ártica e colocarmos no deserto, eles acarretariam grandes dificuldades para se ajustar-se ao novo ambiente e alimentar-se.     

Aluno: Bartolomeu
Aluno: Lucas de Souza
Aluno: Vilner
Série: 3º A
Escola: Capitão Luiz Reis