sexta-feira, 29 de março de 2013

CICLO DO FÓSFORO


É um ciclo tipicamente sedimentar. De todos os ciclos biogeoquímicos, o ciclo do fósforo está entre os mais simples, primeiro porque são raros os gases que possuem fósforo em suas moléculas; depois porque o único composto de fato importante para os seres vivos é o Íon Fósfato [PO43-].
Uma parte dos átomos do fosforo é reciclada no solo, plantas, água, consumidores e decompositores, e um tempo relativamente curto, no chamado ciclo do tempo ecológico.
Os animais obtém fosfato da agua e do alimento que ingerem.

Função do Fósforo no Organismo Humano
O fósforo é um elemento essencial por participar das moléculas de DNA e RNA responsáveis pela transmissão das características genéticas.
É indispensável para a formação do ATP.

Segundo o “Food and Nutrition Board”, A Quantidade diária recomendada de Fósforo, é: Crianças: 800 mg; Adolescentes e Jovens (dos11-24 anos): 1200 mg; Adultos (> 25 anos): 800 mg; Grávidas: 1200 mg; Lactantes: 1200 mg

Principais sinais e sintomas de falta do Fosfato clínicos:

- Dor e fraqueza muscular;
- Delírio, perda de memória, desorientação;
- Disfagia, anorexia, piora da função hepática nos pacientes com doença hepática crônica;
- Taquicardia, diminuição da capacidade vital;
- Dores ósseas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

FABRÍCIA,Carvalho.Ciclo do Fósforo. Disponível em < http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/ciclo-do-fosforo>. Acesso em 24 de Março 2013.


EQUIPE:

             José Bruno Da Silva Nascimento.
             Márcia Felix Dos Santos. 
             Mayara Araujo Da Silva.
             Natália  Silva.
             Priscila Dos Santos Gonçalves.
             Rafaela Maria.
                                                                  3º ANO A - TARDE

terça-feira, 26 de março de 2013

PÁSCOA


Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".
Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal.

FONTE: http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/Pascoa/pascoa.htm

quinta-feira, 21 de março de 2013

SEMANA DA ÁGUA - 19 A 23/03

CURIOSIDADES





FONTE: http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2012/03/18/governo-do-estado-promove-semana-da-agua-a-partir-desta-segunda-332740.php



domingo, 17 de março de 2013

PEIXE - BOI





POR: JOSÉ HENRIQUE GARCIA


   O peixe-boi (Trichechus sp.) é na verdade um mamífero marinho  pertencente à ordem dos Sirênios, que possui um nicho ecológico muito diversificado, utilizando-se de vegetais para sua alimentação e tendo sua distribuição relacionada a ambientes rasos de rios, estuários  e mares. O peixe-boi é integrante da família Trichechidae.


Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Sirenia
Família: Trichechidae
Gênero: Trichechus
Peixe-boi

Os sirênios são protegido legalmente desde 1967, sendo que apenas a partir da década de 80 que a espécie Trichechus manatuscomeça a receber atenção do governo Federal.
No Brasil podemos encontrar duas formas do peixe boi, uma delas é o peixe-boi marinho (Trichechus manatus), tendo sua distribuição conhecida desde a região costeira da Flórida (EUA), Grandes Antilhas, México, América Central e presente também no nordeste brasileiro. A outra forma seria o peixe-boi amazônico (Trichechus inunguis), ocorrendo dentro do sistema fluvial do Rio Amazonas.
No Brasil as primeiras observações de peixes-boi foram já documentadas desde a descoberta do Brasil no ano de 1500, onde foram descritas observações de uma fêmea de  peixe-boi. Até mesmo o jesuíta José de Anchieta descreve a presença de peixe-boi marinho na região costeira do brasil, relacionando sua distribuição com a temperatura.
O peixe-boi também é conhecido pelo nome de Manatee. Estes animais possuem o corpo muito grande, sendo que seu comprimento total de corpo pode atingir os 4 metros. Por possuir grande tamanho, este animal também apresenta um grande peso, podendo atingir cerca de 1000kg. As fêmeas podem apresentar um tamanho maior que os machos. Estudos de estimativa de idade realizados para os manatees verificaram que estes animais podem chegar a viver cerca de 60 anos. Os filhotes ao nascer podem apresentar tamanhos entre 1.2m a 1.4 metros, tendo seu peso corporal de 30kg em média.
Estes animais quando em deslocamento podem atingir cerca de 5km/h, porém quando em deslocamento de viagem esta velocidade pode ser de 18 a 25km/h, durando pouco mais de algumas centenas de metros.
Os manatees apresentam baixa taxa reprodutiva. Os machos atingem a maturidade sexual quando possuem idade de 2 a 3 anos, sendo que as fêmeas vão atingir a maturidade sexual entre 3 a 5 anos. Na maioria dos casos a gestação ocorre nas fêmeas quando estas atingem cerca de 7 anos de idade. As fêmeas podem gerar um filhote a cada 2 a 3 anos, podendo gerar crias gêmeas, porém é um caso raro.
Os peixes-boi preferem ambientes onde a temperatura é superior a 20°C, pois temperaturas inferiores podem causar stress no animal e levar a morte. Estudos recentes mostraram que estes animais preferem ambientes onde a salinidade é de 25ppt (partes por mil). O peixe-boi é um animal herbívoro, se alimentando de vegetação submersa, como algas e plantas vasculares. Estes animais não possuem competidores relacionados a alimentação, uma vez que são animais oportunistas e irão se alimentar do que estiver disponível no ambiente.
Os manates apresentam poucos predadores, porém por muito tempo foram caçados para obtenção de alimento pelo homem, sendo que muitas populações em determinados locais ainda apresentam riscos de determinada atividade.
Referência
http://www.sms.si.edu/irlspec/trichec_manatu.htm
Lima, R. P. (1999). Peixe-boi Marinho ( Trichechus manatus ): Distribuição, Status de Conservação e Aspectos Tradicionais ao Longo do Litoral Nordeste do Brasil. Ibama. Programa de Divulgação Técnico-Científica e Educação Ambiental

FONTE: http://www.infoescola.com/mamiferos/peixe-boi/
ACESSO EM: 17.3.13

COMO ESCREVER UM RESUMO



COMO FAZER UM RESUMO
          Segundo a  ABNT( ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS), resumo é:
“apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto”
Instrumento valioso de estudo e na elaboração final do trabalho
CONTEÚDO:
          Assunto do Texto
          Objetivo do Texto
          A articulação das ideias
          As conclusões do autor do texto
          Respeitar a ordem em que as ideias ou fatos são apresentados
          Não se deve apresentar juízo valorativo ou crítico, salvo no resumo crítico.
O RESUMO deve ser compreensível por si mesmo, ou seja, dispensar a consulta do original, salvo no resumo indicativo.
          DEVEM SER REDIGIDOS EM LINGUAGEM OBJETIVA
          DEVE-SE EVITAR A REPETIÇÃO DE FRASES INTEIRAS (nessa hipótese, seria melhor um fichamento em vez de um resumo).
          Segundo a NBR6028:1990, da ABNT,  deve-se evitar o uso de parágrafos no meio do resumo. Portanto, o resumo é constituído de um só parágrafo.
Segundo a ABNT, os resumos classificam-se em:
          Resumo indicativo
          Resumo informativo
          Resumo informativo/indicativo
          Resumo Crítico ou Recensão
RESUMO INDICATIVO
O resumo indicativo caracteriza-se como sumário narrativo que elimina dados qualitativos e quantitativos, mas não dispensa a leitura do original. É conhecido também como descritivo. Refere-se às partes mais importantes do texto.
Exemplo:
ROCCO, Maria Thereza Fraga. Crise na linguagem: a redação no vestibular. São Paulo: Mestre Jou, 1981. 184p.
Estudo realizado sobre redações de vestibulandos da FUVEST. Examina os textos com base nas novas tendências dos estudos da linguagem, que buscam erigir uma gramática do texto, uma teoria do texto. São objeto de seu estudo a coesão, o clichê, a frase feita, o “não-texto” e o discurso indefinido. Parte de conjecturas e indagações, apresenta os critérios para análise, informações  sobre o candidato, o texto e farta exemplificação.
Resumo informativo
O resumo informativo é também conhecido como analítico. Pode dispensar a leitura do texto original. Deve salientar objetivo da obra, métodos e técnicas empregadas, resultados e conclusões. Evitem-se comentários pessoais e juízos de valor.
Resumo informativo/indicativo
O resumo informativo/ indicativo combina os dois tipos anteriores. Pode dispensar a leitura do texto original quanto às conclusões, mas não quanto aos demais aspectos tratados.
Resumo Crítico ou Recensão
O resumo crítico, também denominado resenha, é redigido por especialistas e compreende análise e interpretação de um texto. 

sexta-feira, 8 de março de 2013

COMO CITAR BIBLIOGRAFIAS:



A bibliografia do ensaio deve seguir o Padrão ABNT. Abaixo estão alguns exemplos:

LIVRO
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título. Edição. Local: Editora, ano.
Exemplo:
SEN, Amartya Kumar. Sobre Ética e Economia. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

ARTIGO DE REVISTA
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título do artigo. Título da revista, local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial &ndash final do artigo, data.
Exemplo:
MARTINS, Roberto Borges. Minas Gerais século XIX: tráfico e apego à escravidão numa economia não-exportadora. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 181-209, jan./abr. 1983.

ARTIGO DE JORNAL
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título do artigo. Título do Jornal, local, data (dia, mês, ano). Caderno, seção ou suplemento, página inicial &ndash final do artigo.
Exemplo:
NASSIF, L. A modernização da construção civil. Folha de São Paulo, São Paulo, 3 out. 1997. Cad. 2, p. 3.

TEXTO DE INTERNET (em geral)
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título. Disponível em: (endereço da internet). Acesso em: data de acesso.
Exemplo:
IMMANUEL, Wallerstein. Construir outro mundo, em meio à tempestade. Disponível em < http://diplo.uol.com.br/2008-07,a2502>. Acesso em: 21 de julho 2008.

FOLHA DE ROSTO


ALUNO/AUTOR










TÍTULO
Pesquisa entregue ao Prof. Antonio Lins, do componente curricular de Biologia/Ciências, da turma x, da Escola Capitão Luiz Reis.












Olinda,
Fevereiro/2013.