sexta-feira, 29 de abril de 2011

SUSTENTABILIDADE

REINVENTANDO A MANEIRA DE VIVER.



O MUNDO DÁ VOLTAS

SESI- SUSTENTABILIDADE


DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PENSEMOS NISSO:

5 AÇÕES QUE VOCÊ PODE FAZER

SIMPLIFIQUE A VIDA: DESCOMPLIQUE!!!! 
A NATUREZA AGRADECE.

SENSIBILIZE-SE!!!

CONSCIÊNCIA É TUDO!!!



TERRA: PLANETA ÁGUA

ÁGUA É VIDA!!! 
TERRA: PLANETA ÁGUA.
BY GUILHERME ARANTES

PAZ NA TERRA - ESPÍRITO SANTO>>>REFLEXÃO SALUTAR!!!

REFLITAMOS NAS NOSSAS ATITUDES!!!
JESUS OS ABENÇÕE!!!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

PAU - BRASIL

Pau-brasil é um dos nomes populares da espécie Caesalpinia echinata Lam. (echinata significa "com espinhos"), uma leguminosa nativa da Mata Atlântica, no Brasil. Seu nome em tupi é ibira pitanga, ou "madeira vermelha".
O nome popular em português deriva da cor de brasa da resina vermelha contida na sua madeira. É conhecido também pelos nomes de brasileto, ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, muirapiranga, orabutã, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta, pau-pernambuco e pau-rosado. É também conhecida como pau-ferro por ser mais densa do que a água e não flutuar, o que prejudica o seu transporte no meio fluvial.
A árvore alcança entre 10 e 15 metros de altura e possui tronco reto, com casca cor cinza-escuro, coberta de acúleos, especialmente nos ramos mais jovens.
As folhas são compostas bipinadas, de cor verde médio, brilhantes.
As flores nascem em racemos eretos próximo ao ápico dos ramos. Possuem 4 pétalas amarelas e uma menor vermelha, muito aromáticas; no centro encontram-se 10 estames e um pistilo com ovário súpero alongado.
Os frutos são vagens cobertas por longos e afiados espinhos, que devem protegê-los de pássaros indesejáveis, pois estes comeriam os frutos. Contém de 1 a 5 sementes discoides, de cor marrom. A torção do legume, ao liberar as sementes, ajuda a aumentar a distância da dispersão.
Ocorre na floresta ombrófila densa da Mata Atlântica, a partir do Rio de Janeiro até o extremo nordeste, ou seja, nos estados de Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, e Sergipe.
Encontra-se na lista do IBAMA de espécies ameaçadas de extinção na categoria vulnerável, e na da IUCN na categoria em perigo
O município pernambucano de São Lourenço da Mata possui hoje a maior reserva nativa da espécie. A Reserva Tapacurá possui aproximadamente 100 mil pés de pau-brasil
Afirmam alguns historiadores que o corte do pau-brasil para a obtenção de sua madeira e sua resina (extraída para uso como tintura em manufaturas de tecidos de alto luxo) foi a primeira atividade econômica dos colonos portugueses na recém-descoberta Terra de Santa Cruz, no século XVI e que a abundância desta árvore no meio a imensidão das florestas inexploráveis teria conferido à colônia o nome de Brasil.
Na realidade, no século XV uma árvore asiática semelhante, com o mesmo nome Brazil, já era usada para os mesmos fins e tinha alto valor na Europa, porém era escassa. Os navegadores portugueses que aqui aportaram imediatamente observaram a abundância da árvore pelo litoral e ao longo dos rios de planície. Em poucos anos, tornou-se alvo de muito lucrativo comércio e contrabando, inclusive com corsários franceses atacando navios portugueses. Foi uma das expedições de corsários liderada por Nicolas Durand de Villegaignon, em 1555, que estabeleceu uma colônia que hoje se chama Rio de Janeiro (a França Antarctica). A planta foi citada em Flora Brasiliensis por Carl Friedrich Philipp von Martius.
A resina vermelha era utilizada pela indústria têxtil europeia como uma alternativa aos corantes de origem terrosa e conferia aos tecidos uma cor de qualidade superior. Isto, aliado ao aproveitamento da madeira vermelha na marcenaria, criou uma demanda enorme no mercado, o que forçou uma rápida e devastadora "caça" ao pau-brasil nas matas brasileiras. Em pouco menos de um século, já não havia mais árvores suficientes para suprir a demanda, e a atividade econômica foi deixada de lado, embora espécimens continuassem a ser abatidos ocasionalmente para a utilização da madeira (até os dias de hoje, usada na confecção de arcos para violino e móveis finos).
O fim da caça ao pau-brasil não livrou a espécie do perigo de extinção. As atividades econômicas subsequentes, como o cultivo da cana-de-açúcar e do café, além do crescimento populacional, estiveram aliadas ao desmatamento da faixa litorânea, o que restringiu drasticamente o habitat natural desta espécie. Mas sob o comando do Imperador Dom Pedro II, vastas áreas de Mata Atlântica, principalmente no estado do Rio de Janeiro, foram recuperadas, e iniciou-se uma certa conscientização preservacionista que freou o desmatamento. Entretanto, já se considerava o pau-brasil como uma árvore praticamente extinta.
No século XX, a sociedade brasileira descobriu o pau-brasil como um símbolo do país em perigo de extinção, e algumas iniciativas foram feitas no sentido de reproduzir a planta a partir de sementes e utilizá-la em projetos de recuperação florestal, com algum sucesso. Atualmente, o pau-brasil tornou-se uma árvore popularmente usada como ornamental. Se seu habitat natural será devastado por completo no futuro, não se sabe, mas a sobrevivência da espécie parece assegurada nos jardins das casas e canteiros urbanos.
Em 1924, Oswald de Andrade fez um manifesto sobre a nova poesia brasileira intitulado "Manifesto da Poesia Pau-Brasil".
A madeira do pau-brasil pode ser, talvez, a mais valiosa do mundo atualmente; é considerada incorruptível, por não apodrecer e não ser atacada por insetos. Seu uso, dadas a escassez e a proteção, restringe-se ao fabrico de arcos de violinos, canetas e joias.
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Subfamília: Caesalpinioideae
Género: Caesalpinia
Espécie: C. echinata Lam.

CALENDÁRIO ECOLÓGICO - MÊS DE MAIO

03 - Dia do Solo
03 - Dia do Pau-Brasil
05 - Dia Mundial do Campo
08 - Dia Mundial das Aves Migratórias
13 - Dia do Zootecnista
16 - Dia do Gari
18 - Dia das Raças Indígenas da América
22 - Dia Internacional da Biodiversidade
22 - Dia do Apicultor
25 - Dia do Trabalhador Rural
27 - Dia Nacional da Floresta Atlântica
29 - Dia do Geógrafo
30 - Dia do Geólogo
 FONTE: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/educacao/calendario_ecologico/calendario_ecologico.html

CULMINÂNCIA DO PROJETO DA PAZ / PÁSCOA 2011.


APRESENTAÇÕES


APRESENTAÇÕES REALIZADAS PELOS ALUNOS DA ESCOLA CAPITÃO LUIZ REIS, ORIENTADOS PELO CORPO DOCENTE, CULMINARAM A 1º ETAPA DO PROJETO PEDAGÓGICO SOBRE A PAZ, COORDENADO PELA PROFESSORA MARGARIZZI CANTARELLI.
DATA: 28.04.11


                    

        







ALUNOS DO 6º ANO "E" ASSISTINDO VÍDEO SOBRE "ILHA DAS FLORES"

APÓS ASSISTIREM O DOCUMENTÁRIO "ILHA DAS FLORES", OS ALUNOS PRODUZIRAM TEXTOS ESCREVENDO O QUE ACHARAM MAIS SIGNIFICATIVO DA MÍDIA APRESENTADA EM SALA.
EM 28.04.11.

sábado, 23 de abril de 2011

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE COMEÇA DIA 25.04.11


A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (25) e tem como meta a imunização de 23,8 milhões de pessoas. A partir deste ano, além de idosos e indígenas, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, grávidas e profissionais de saúde também serão vacinados. De acordo com informações da Agência Brasil, a vacina protege contra os três vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da influenza A (H1N1) - gripe suína.

No caso das crianças, a vacina é aplicada em duas etapas. Na primeira vez, é aplicada meia dose. No mês seguinte, os pais devem voltar ao posto de saúde para que seja aplicada mais meia dose na criança. A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo. Quem apresenta deficiência na produção de anticorpos deve consultar antes um médico.

Ainda de acordo com a Agência Brasil, o Ministério da Saúde distribuiu 33 milhões de doses para Estados e municípios, a maior parte - 14,3 milhões - para a Região Sudeste. No dia 30 de abril, ocorrerá a mobilização nacional, quando os 65 mil postos de saúde do País ficarão abertos durante todo o dia para vacinar a população. A campanha segue até o dia 13 de maio.
Fonte: Agência Estado

28 DE ABRIL: DIA DA EDUCAÇÃO

DIA DA EDUCAÇÃO

Dia da Educação
Como é bom ter educação!
Geralmente, quando se fala em educação, pensamos imediatamente em escolas, alunos, professores, livros, materiais pedagógicos. Ou seja, a palavra remete ao universo escolar.
No entanto, a escola não é o único lugar onde a educação acontece. A educação existe tanto em sociedades tribais de povos caçadores agricultores ou nômades, quanto em sociedades de países desenvolvidos e industrializados.
O dia 28 de abril é dedicado a este importante elemento de aquisição e de transmissão de cultura.

28 DE ABRIL: DIA NACIONAL DA CAATINGA

Exclusivamente brasileira, a Caatinga ocupa uma área de 895 mil quilômetros quadrados e é um dos biomas mais ameaçados do globo pela exploração predatória. As principais causas da degradação ambiental na região são a caça, as queimadas e o desmatamento para retirada de lenha. Rico em espécies exclusivas e podendo ser considerado um dos conjuntos de formações vegetais mais especializadas do território brasileiro, o bioma Caatinga engloba de forma contínua parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, 
Sergipe.
FONTE: http://www.brasiloeste.com.br/noticia/1490/caatinga

PÁSCOA SUSTENTÁVEL


Todas as festividades acabam de alguma forma incentivando o consumo desnecessário e a produção de lixo, e a Páscoa não é diferente. Mas é possível, por meio de pequenas medidas sustentáveis, minimizar os danos ao meio ambiente.
Já que a data sugere consumo, principalmente de chocolate, o primeiro passo, é claro, é evitar o desperdício. Ao invés de comprar muitos ovos para as crianças, dar algumas lembrancinhas diferentes, evitando o acúmulo de chocolate em casa.
Vale a pena nos atentarmos também para os produtos e empresas que estão preocupados com a conservação do meio ambiente, dando preferência, se possível a chocolates orgânicos (já existem no mercado, mas por enquanto são meio difíceis de serem encontrados) que são livres de agrotóxicos. E sempre tentando fugir das embalagens cheias de fitas e papéis celofanes, optando pelas mais simples. Algumas empresas brasileiras já estão, inclusive, utilizando material reciclado para embalar os ovos de páscoa.
E depois que a páscoa passar  não esqueça da reciclagem, tanto das embalagens quanto do próprio chocolate. Os pedaços de ovo que sobrarem, podem com um pouco de criatividade, se tornarem deliciosas sobremesas.
FONTE: http://blog.ambientebrasil.com.br/?p=2387

quarta-feira, 20 de abril de 2011

FORTES CHUVAS NO MÊS DE ABRIL/11



Chove sem parar há dois dias na Região Metropolitana do Recife. A previsão é a de que o mês seja recordista em chuva nos últimos 11 anos

Em parte do litoral do Nordeste, tem chovido bastante. Isso é uma preocupação a mais para o motorista. Na região metropolitana do Recife, chove há duas semanas sem parar.
A previsão é que o mês de abril seja recordista em chuva. A quantidade de chuva deve ser a maior dos últimos 11 anos. Nesta quarta-feira (19), por exemplo, caiu muita água. Foi a maior chuva registrada no mês de abril. Houve pontos de alagamento em várias cidades e deslizamentos de barreira. Muita complicação para o motorista que tentou sair nas ruas de Recife.
De acordo com o serviço de meteorologia, o tempo fica bom nesta quinta, mas volta a ficar chuvoso no fim de semana. A preocupação da Polícia Rodoviária Federal é nas estradas que levam ao interior do estado, por causa das encenações da Paixão de Cristo feitas nos municípios do interior.
A recomendação nas estradas, como na BR-232, é ter cuidado nas ultrapassagem.

domingo, 17 de abril de 2011

NEM PENA, NEM PAPEL

Não te assombres
Dos temporais da vida
Deus te esconde, faz uma oração
E ELE responde
Transforma em sinfonia esse seus ais
Não te espantes
Das dores desse mundo, Deus consola
Recolhe cada lagrima que rola
E rega o teu sonho de manhã


O sol pode até parar
A lua não mais brilhar
Ainda assim sua palavra é fiel
Deus não é homem, não
Cumpre o que prometeu
E não precisa de uma pena
Nem de papel


Béno César e Solange de Cesar

domingo, 3 de abril de 2011

Oração da Campanha da Fraternidade 2011.

Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tender por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Amém.
Fonte: Divulgação Site da CNBB

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO

Diante de várias mudanças ocorridas na sociedade, com tantas informações e avanços tecnológicos, é possível observar também uma inversão de papéis e valores, onde a família ganha uma nova configuração, a mulher conquista cada vez mais seu lugar no mercado de trabalho, a criança também muda e conseqüentemente o aluno e a escola. 

Os pais reagem diante dessas mudanças protegendo excessivamente seus filhos em vez de cultivar suas aptidões. Isto é uma realidade da família atual, como os pais passam pouco tempo com os filhos a educação oferecida muitas vezes é repleta de proteção, e esta nova configuração de família acaba por atribuir à escola o papel de educar. Sendo que a educação precisa acontecer no contexto familiar, é aí que os conceitos e valores são transmitidos de pais para filhos e ao contexto escolar cabe ampliar essas ações iniciadas na família. 

A constância é algo importante no contexto familiar, os filhos necessitam da firmeza vinda de um “não”, isto é que vai lhes proporcionar facilidade ao lidar com a frustração, inerente a todas as pessoas em todo o decurso da vida. 

Ao colocar como Tarefas e os Limites nos Filhos quanto ao dinheiro, ao tempo , o Respeito ao Próximo, é necessário que os pais observem posturas próprias, uma vez que uma criança aprende pelo modelo do adulto, e como atitudes valem mais que palavras . 

São através de atitudes simples que os pais proporcionam o senso de responsabilidade aos filhos!
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola (modificado).